Já faz um tempo que não escrevemos um novo post no blog. E eu não posso mentir … voltar pra casa depois de todos esses meses de liberdade, sem responsabilidades e cheio de experiências incríveis foi mais difícil do que eu esperava. Então, de certa forma, era difícil olhar as fotos e escrever sobre esses momentos.

Mas algum tempo passou e depois de saber que o Ano Novo Chinês está chegando, um monte de lembranças doces voltaram à minha mente.

Nós passamos a celebração do ano passado em Penang, o primeiro lugar que visitamos na Malásia. Embora não havíamos planejado muito a nossa viagem pela Ásia, esta foi uma das coisas que estava na nossa lista de “temos que fazer”. Antes da viagem descobri que Penang era conhecida por realizar uma das melhores celebrações do Ano Novo Chinês o que acabou sendo realmente verdade 🙂

Uma coisa muito legal do ano novo chinês é que essa celebração dura dias e existe uma atmosfera muito legal e várias celebrações durante esse período. Nós chegamos lá em Penang no dia 14 de fevereiro, que já era o dia 8 das celebrações. Eu li em algum lugar que os primeiros dias eram mais sobre reuniões de família, então decidimos ir para a segunda metade.

Nosso hotel estava perto de Georgetown, a cidade antiga, e a nossa primeira impressão ao chegar foi muito boa, as pessoas eram muito simpáticas e acolhedoras. Os funcionários do nosso hotel eram incríveis, sempre sorridentes e puxando papo e tentando nos ajudar no que podiam. Nós chegamos bem cansados depois de ter viajado todo o dia de ônibus desde Ko Lanta (Tailândia). Foram 14 horas e 3 diferentes ônibus e um medinho de se não nos deixariam em algum lugar pelo caminho. Mas chegamos sem maiores problemas. Deixamos nossas coisas no hotel e o único que conseguimos fazer foi sair para provar um pouco da comida de rua (delícia!) e em seguida voltar e desmaiar na cama!

001

No dia seguinte fomos visitar a famosa Georgetown, bairro cheio de casas chinesas antigas e também com uma mistura muito interessante de cultura chinesa, indiana e malaia. Tem uma vibe também super cool, com muita arte de rua e lojinhas bem estilosas.

002

004

002b

002c

003b003

À noite fomos aos Clan Jetties para passar a nossa primeira experiência de Ano Novo Chinês: as celebrações das famílias Hokkien. Os Clan Jetties são casas antigas chinesas construídas a beira da água e parte da rota histórica de Penang. Havia shows, mesas enormes cheias de comida e todas as casas estavam decoradas para a celebração.

010007008009

Enquanto estávamos tirando fotos de uma dessas casas tradicionais e espiando sobre como as famílias Hokkien comemoravam o Ano Novo, fomos convidados por uma família adorável a entrar e celebrar a noite com eles. Foi inesperado e encantador! Pudemos aprender várias coisas sobre a como eles celebram o ano novo e provar umas comidas muito boas!!

012

Em um determinado momento, o governador de Penang entrou na casa e sentou-se na nossa mesa junto à matrona da família, seguido por diversos jornalistas. Todos aqueles flashes na nossa cara, foi meio surrealista haha Um deles tirou uma foto de nós e da matrona. Ainda gostaria se esta foto apareceu em algum lugar!

011

Antes de voltar ao hotel, vimos os fogos de artifício. Foi a nossa segunda noite e eu já estava apaixonada por Penang.

014013

Passamos os seguintes dias visitando lugares diferentes, provando comidas de rua deliciosas e super variadas, e andando muito por toda a cidade. Também pudemos ir ao cinema pela primeira vez em meses, porque o filme seria em inglês! Nós assistimos O Regresso, que quase não tem falas, então o idioma nem fez tanta diferença…

005b005

005c005d006

A seguinte grande celebração que assistimos foi a do dia 22 de fevereiro, já era a dia 15 do Ano Novo. Esse dia também é conhecido como o Dia dos Namorados chinês. Os solteiros pegam uma laranja, escrevem o número de celular deles e a jogam no mar, com a esperança de que a laranja seja achada pelo seu futuro amor haha, mas a realidade é que logo depois havia um barco recolhendo-as do mar. Gostaria de saber se os homens do barco eram solteiros, eles estariam cheios de opções com todas aquelas laranjas.

015016

Também havia concertos na Esplanade, uma praça bem grande, com uma mistura de atrações chinesas e malaias e também a dança do Dragão. Esses caras eram realmente bons!

016b017

Mas pra mim a melhor parte da noite foi o show de fogos de artifício. Foi tão lindo e tão cheio de cores, o final perfeito para os dias que havíamos passado ali. Esta foi a nossa última noite em Penang e fomos embora pensando que teríamos que voltar algum dia.

018

 

Advertisements